A importância de se ter um processo de vendas

 

Muito se tem falado, escrito, publicado sobre processos de uma maneira geral. Hoje possuímos Institutos para certificação em processos, inclusive. Em nosso mundo globalizado, os processos estão cada vez mais em evidência e sua gestão será cada vez mais primordial.

Tem se dado muita importância à identificação, documentação e a divulgação desses processos nas empresas. Hoje em dia não discutimos se é ou não importante termos processo de vendas, é um fato.

O ponto fundamental é entender e compreender um pouco mais sobre “quem” deverá fazer a gestão dos processos – “As pessoas”. Assim deveremos além de compreender as necessidades das empresas e usarmos os processos e metodologias disponíveis no mercado, precisamos conhecer melhor o “Time” que fará a implementação dos novos processos.

Tanto isso é real, à medida que os processos existem a milênios e os conhemos há muito tempo (séculos). Isto faz com que eles já deveriam estar “funcionando” em todas as empresas. Mas o que acontece hoje em dia?

Encontramos inúmeras empresas de todos os portes sem nenhum processo formal documentado e muito menos se balizando em alguma metodologia específica. Metodologias, softwares, processos são imprescindíveis para qualquer empresa. A grande e fundamental diferença no sucesso da implementação dos novos processos são “as pessoas” que a implementarão.

Tratando-se de Vendas, temos outros desafios: “Eu sei vender….” , “Faço isso há anos…”, “Conheço tudo sobre o mercado e meus concorrentes….”, “Sempre tive sucesso…..(mais ou menos)”. Vender é uma “coisa” que todo mundo sabe e não precisam aprender nada…. apesar das enormes dificuldadese problemas com a atingimento dos resultados pré-estabelecidos, que sempre são obtidos “entre picos e vales” durante anos.

A importância de possuírmos um processo comercial está explicitado no contexto deste artigo. Será cada vez mais crucial para as empresas implementar um Processo de Gestão em Vendas, para que as mesmas possam alcançar o almejado resultado anual planejado.

Implementar um processo comercial, passa por uma metodologia suportada por uma ferramenta específica de Gestão de Processos de Vendas que leve em consideração: “As Pessoas”.

 

call_to_action


Envie este artigo por e-mail.

Voltar para a home

Posts Relacionados







3 respostas para “A importância de se ter um processo de vendas”

  1. TURRA disse:

    Pugliese,

    O assunto em questão é muito delicado, visto que os conceitos estão mudando de forma muito acelerada e contundentes.O mercado esta passando por uma enorme transformação e parece que tudo que aparece será rapidamente modificado.
    Veja o “Link” anexo.
    Forte abraço.
    TURRA

    http://br.hsmglobal.com/interior/index.php?p=imprimir_nota&idNota=53278

  2. Pugliese disse:

    Turra,
    Nào compreendi bem sua colocação. Não se ela foi direcionada para o processo comercial ou para a forma de comunicação via blog. Fico à sua disposição.

  3. Geovanna disse:

    Não ajudou muito mais é interessante !! *-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *