Consultoria em vendas (3): explorando um pouco mais o tema

A consultoria em vendas recebe diferentes nomes: venda complexa, venda consultiva, venda orientada ao cliente, venda de soluções, venda não manipuladora, entre outras. Seja qual for o nome dado, ela detém características muito relevantes com conseqüências igualmente importantes. Primeiramente elas são tipicamente B2B, isto é, entre empresas e tem alto valor. Outras características marcantes da venda consultiva são o ciclo longo e o custo elevado da venda.

O ciclo não é longo apenas porque o comprador ou o vendedor quer. É longo pela necessidade de interação entre as partes, até que o comprador esteja convencido de que aquela solução irá efetivamente resolver o seu problema. O ciclo longo exige que se mantenha um mínimo de controle sobre o processo e daí surge o funil de vendas (pipeline) e as ferramentas para gestão das oportunidades cujos temas por si só merecerão outro artigo (ou talvez um livro!). Medir a performance do vendedor mensalmente também não faz sentido. Novos vendedores exigirão mais atenção, pois haverá um período inicial de poucas vendas… e sem comissão.

O custo elevado ocorre em função do ciclo longo e da necessidade de alocar recursos de pré-venda. Neste aspecto é fundamental a etapa de qualificação da oportunidade. Trata-se da etapa inicial na qual devemos avaliar se temos chance efetiva de fechar o negócio. Somente depois disso é que a empresa deverá colocar recursos na oportunidade. Alocar recursos em oportunidades sem grandes chances pode ser fatal na vida das empresas, e o tempo é o mais crítico deles. O processo de qualificação é bastante simples: bastam cinco perguntas bem feitas (e bem respondidas) para você separar o joio do trigo. Difícil é praticar. Há vendedores (e gestores) que sentem necessidade de mostrar serviço e começam a “enxergar” oportunidade onde na realidade não há. Como “Best Practice” encontramos uma empresa em que de cada dez oportunidades, somente duas são qualificadas e uma resulta em negócio. Em outra encontramos também um negócio para cada dez oportunidades, mas neste caso não houve qualificação e para todas foram apresentadas propostas. O resultado final parece o mesmo, porém a primeira conseguiu o mesmo resultado com uma equipe menor, menos stress e com um custo de venda muito inferior. Em vendas consultivas  o projeto que irá  dar maior retorno a curto prazo é o de qualificação de oportunidades.

Se você atua em um setor onde a venda é consultiva, você precisa ter um processo de gestão  para acompanhar o ciclo das vendas através da pipeline, qualificar as oportunidades, não investir em oportunidades com poucas chances de sucesso e investir na capacitação de seus vendedores. Eles precisam aprender a criar valor para seus clientes. Boa sorte!


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3 respostas para “Consultoria em vendas (3): explorando um pouco mais o tema”

  1. Alexandre Thibau disse:

    Olá Roberto, você acertou “na mosca” no seu artigo!

    Profissionais bem treinados, direcionados por um plano bem elaborado e com ferramentas de apoio a gestão, farão as suas apostas em oportunidades qualificadas e não em desejos ou “fumaças”.

    O momento correto de investir e em qual projeto investir pode realmente fazer a diferença no resultado da empresa e isso requer muito cuidado de quem está orquestrando o processo.

    O importante é fazermos bons negócios, mantendo a balança da negociação equilibrada, o “ganha-ganha” para valer.

    Gostei da idéia do artigo sobre ferramentas para gestão das oportunidades, me avise quando publicá-lo.

    Um abraço,
    Alexandre Thibau

  2. Alexandre, grato pelos teus comentários. Leia meu novo artigo “Com os olhos do comprador”. Grande abraço Arouche

  3. […] percorrido até o fechamento do negócio, conforme vimos publicando recentemente aqui no blog. O artigo a seguir, extraído do blog Metas de Vendas, e livremente editado pela equipe de Geração de […]

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