GERENCIAMENTO COMERCIAL: E O CRM NÃO RESOLVEU OS PROBLEMAS – POST 1

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Ao contratar um CRM criamos uma expectativa de que tudo será resolvido em termos de gerenciamento comercial. Afinal são investimentos muitas vezes enormes, principalmente de tempo despendido, pela Gerência e Diretoria e pelo pessoal comercial, que invariavelmente não conseguimos contabilizar.

A maioria das implantações são feitas por pessoal de TI, que conhece muito bem tecnologia, mas normalmente não conhece o processo comercial. Pode ser um boa implantação do CRM na visão da área de TI. O custo às vezes não é alto e prazo é pode ser curto.

 

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Em muitos casos ocorrem as seguintes situações nos projetos de CRM:

  • No primeiro mês, o CRM é a novidade que todos querem utilizar, mas em pouco tempo cai no esquecimento;
  • Baixo uso ou uso inadequado da ferramenta pela equipe de vendas (Quando não deixam de usar);
  • Prospects sem mapeamento, impactando na produtividade de um time restrito de vendedores e gerentes;
  • Informações das empresas ou oportunidades desatualizadas ou, pior ainda, de baixa confiabilidade;
  • Oportunidades sem a correta qualificação, etapas mal definidas, sem a cadência e prejudicando “o bater o bumbo” comercial
  • Previsões de vendas que nunca se realizam.

E começam as reclamações do comercial, que a ferramenta em vez de ajudar está atrapalhando. Muita burocracia e trabalho para pouco resultado.

  • Os CRMs tem informações demais. Se a área de TI disponibilizar tudo, vendas não terá como manter tudo atualizado;
  • Baixo envolvimento dos gestores e da equipe;
  • Processo comercial não é aderente à realidade da empresa;
  • Etapas e atividades que o comercial tem de realizar mal definidas;
  • O treinamento é dado no CRM, não no processo comercial.

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Enfim o foco da contratação foi o CRM, a ferramenta. E não resolver o gerenciamento comercial E isto não resolve nada se não tiver uma um bom processo comercial, uma metodologia que seja aderente ao negócio.

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Veja o depoimento do Marcos Oliveira – Diretor Geral da OLINET, como ele resolveu isto.

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Aguarde mais detalhes no post 2 na próxima semana.