Meu processo comercial está trazendo resultados?

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Segundo os economistas, a partir do segundo semestre deste ano, a economia deve dar sinais concretos da retomada de crescimento. Portanto, agora mais do que nunca, é a hora de rever as estratégias da sua área de vendas e identificar as possíveis falhas do seu processo comercial que possam estar comprometendo os resultados.

De nada adianta contratar uma série de novos vendedores, aprimorar a oferta, investir em marketing digital e campanhas de vendas, se você, como líder do departamento, não olhar para dentro e avaliar se seu processo comercial está realmente funcionando.

 

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Uma empresa que trabalha com vendas B2B, por exemplo, deve ter uma governança de vendas orientada ao processo. Isso vai dar sustentação ao crescimento e eliminar o gap de alinhamento entre o gerente e a equipe.

Afinal, de nada adianta fazer uma reunião com os vendedores e cada um sair dali seguindo uma estratégia desalinhada da alta gerência e dos objetivos empresariais. O ideal é ter um controle efetivo do operacional e da gestão de vendas.

Portanto, é fundamental adotar uma metodologia que o ajude a aprimorar os processos de vendas para agilizar o ciclo dos negócios, antecipar-se aos problemas e gerar resultados rápidos.

A Gestão de Vendas Agile utiliza uma abordagem similar às metodologias ágeis de planejamento e gestão de projetos de software para transformar a gestão de vendas num trabalho iterativo. Saiba mais aqui.

Abaixo veja cinco dicas para seu processo comercial turbinar os resultados de vendas:

  1. Amplie a visão dos negócios: Planeje as contas e não deixe que isso seja responsabilidade da área comercial. Garanta o cross-selling e up-selling e identifique onde pode agregar valor.
  2. Adote uma gestão ágil de vendas: Desta forma, conseguirá atingir os objetivos da área com simplicidade, agilidade e focando sempre na análise dos resultados.
  3. Reveja as perdas: Lembra-se dos clientes perdidos? Revisite-os, ajuste proposta, proponha uma conversa e crie novamente um relacionamento. Isso mostra uma postura proativa à frente da concorrência.
  4. Invista em inbound e content marketing: Toda venda efetiva começa de uma estratégia de informar os produtos e as capacidades que sua companhia pode oferecer. Foque em estratégias assertivas e direcionadas e colha frutos.
    Nunca deixe de aprender: Busque sempre entender o mercado, atualizar informações de clientes e prospects para estar presente nas possíveis interações de negócios.

E não esqueça: na hora de planejar a estruturação da sua área comercial e adotar um método de vendas mais ágil e eficiente, busque o apoio de consultoria especializada no assunto. Conte conosco!