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A gestão de oportunidades é o coração de um bom gerenciamento de vendas. Tudo começa com uma rigorosa qualificação de oportunidades: quem é o cliente ou prospect? O que ele vê como problema? O que ele enxerga como solução? Sua proposta atenderia? Poder de decisão? Budget? Urgência? Além disso, a boa gestão de pipeline significa saber quais oportunidades priorizar (e isto está associado a conhece-las, a qualificá-las) simplesmente porque os recursos são finitos em qualquer organização para alocar pré-venda; fazer levantamentos, desenho de propostas e provas de conceito ou demos.

 

Na Venda Agile, ao invés de pensar em Etapas de Vendas pensamos em Sprints de Venda. São três tipos de Sprints: Gestão de Clientes, Gestão de Oportunidades e Previsão de Vendas. Na Gestão de Oportunidades, o foco central é gerir, tratar, maturar oportunidades até levar a um fechamento de negócio, obviamente. Ou seja, o backlog volta-se para as ações, atividades de qualificação da oportunidade, Go/No Go, design de valor, validações com cliente, desenho de solução, provas de conceito, proposta técnica, proposta comercial, apresentações etc. Além de avaliar o momento da oportunidade e seu potencial para redefinir prioridades e forecast.

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Num modelo agile de gerenciamento comercial, as oportunidades são visualizadas num Kanban, que gera um mapa completo e visual das oportunidades que estão sendo trabalhadas e que estão paralisadas com algum impedimento. Sem prejuízo da dinâmica, da agilidade, na VENDA AGILE, o gestor acompanha mais de perto cada etapa do negócio, verificando como está:

  1. IDENTIFICAÇÃO DE NOVAS CONTAS
  2. TRABALHO NAS CONTAS DE BASE
  3. OXIGENAÇÃO DO FUNIL DE VENDAS COM NOVAS OPORTUNIDADES
  4. EVOLUÇÃO DAS OPORTUNIDADES DO FUNIL
  5. PROPOSTAS
  6. NEGOCIAÇÕES
  7. FORECAST (E A ACURÁCIA)
  8. FECHAMENTOS
  9. IMPEDIMENTOS

 

11 benefícios da Metodologia Ágil para o gerenciamento comercial

e a gestão de oportunidades?

 

1)    Você pode acompanhar muito de perto cada oportunidade e, assim, não terá surpresa com negócios que desaparecem do funil como mágica e nem fechamentos que nunca passaram pelo seu forecast.
2)    Apesar de um acompanhamento mais de perto, detalhado, o método não exige horas e horas de reunião e interação com o vendedor
3)    O time de vendedores fica mais focado nas melhores ou maiores oportunidades
4)    Você consegue identificar mais facilmente se o “feeling” do vendedor, dos gerente para “forequestar” tem consistência

 

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5)    Consequentemente, você passa a ter uma acurácia muito maior para o forecast de vendas
6)    Agile é CHECK AND ADAPT. Em vendas, na gestão de oportunidades, isso quer dizer adaptar-se rapidamente quando surgirem  impedimentos que emperrariam algumas oportunidade no seu funil de vendas
7)    Reduzir ciclo de negócios, identificando mais rapidamente o estágio de maturidade das oportunidades
8)    Maior transparência e visibilidade  na ação das equipes comerciais.
9)    Mais produtividade do time de venda
10) Economia de tempo e recursos: tirando equipes de oportunidades fadadas a naufragar
11) E o principal: AVANÇAR MAIS RAPIDAMENTE OPORTUNIDADES PARA O ESTÁGIO DE  FECHAMENTO.