Como aprimorar a gestão de vendas de pequenas e médias empresas

gestao-de-vendas-processo-comercial-8847873

 

De que forma funciona o processo comercial da sua empresa? Os vendedores sabem quais contas prospectar, as oportunidades que devem priorizar, os produtos que precisam ser tratados como prioritários no portifólio e ainda como finalizar o ciclo de vendas? Se você refletir sobre esses pontos acima, possivelmente vai identificar uma série de gaps na gestão de vendas da sua empresa. Em empresas de pequeno e médio porte é muito comum se achar que é desnecessário um processo disciplinado de vendas e uma metodologia de vendas. O resultado é que cada vendedor utilize sua própria metodologia de vendas. Isso porque existe a cultura interna de que a implementação de um processo de gerenciamento comercial estruturado é caro e não se enquadra na realidade da companhia.

Mito.

A verdade é que se você tem um ou 1.000 funcionários, sua gestão comercial precisa das mesmas coisas: atenção na qualificação; foco nas melhores ou mais quentes oportunidades e um bom acompanhamento (bater o bumbo). O processo de vendas pode se tornar um pouco mais complexo pelo volume de pessoas envolvidas, o que faz com que seja necessário ter um controle mais preciso devido ao número grande de vendedores.

 

Porém, a metodologia de vendas utilizada dever ser a mesma usada pelas grandes corporações, que apresentam resultados fantásticos.

CTA-gerenciamento-comercial-estrategia-de-vendas-01
 

Mas como encaixar esse modelo de gestão de vendas no meu budget?

Hoje em dia, existe uma série de tecnologia disponíveis no mercado para automatizar o gerenciamento de vendas e trazer mais efetividade nos resultados.

O importante é que a equipe comercial consiga ter uma definição clara do que deve ser feito e que todos possam ter uma visualização fácil e compartilhada da evolução do processo comercial.

É fundamental que a gestão de vendas aconteça por meio de um sistema interativo, em que a cada semana, sejam atualizados num único painel, os status de cada lead, as análises de oportunidades e das ações que devem ser tomadas e também a avaliação dos resultados.    

Inspire-se na metodologia de vendas utilizadas por grandes empresas e opte por modelos simples e compatíveis com o porte do seu negócio.

Adotar esses procedimentos é essencial para que a sua empresa possa dar o próximo passo e crescer.