Hora de deixar a crise para trás e restabelecer o seu pipeline de vendas

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“A questão não ter um problema, mas a forma como você reage a ele”- Roberto Setúbal

Na última segunda(19), o Boletim Focus do Banco Central apontou retração de 3,15% para o PIB ante uma retração de 3,18% projetada na semana passada. Para 2017, a expectativa de retomada passou de 1,30% para 1,36%, chegando em 2018 a alta de 2,06%. Chegamos ao fundo do poço e agora é para alto. Os períodos de 2015 e 2016 foram e tem sido difíceis, desastrosos e para safar-se nesse final de ano e em 2017 é preciso estratégia comercial, foco, bom gerenciamento comercial e trabalhar bem seu pipeline de vendas.

A crise é um elemento, sem dúvida, crucial para o desempenho das organizações. Mas, ele pode ser atenuada ou reforçada, dependendo de como sua empresa, seus líderes, seus times se comportam. Daí a citação em epígrafe. Óbvia. Genial.

As empresas com as quais nos relacionamos na consultoria – clientes e parceiros de hoje, ontem ou de amanhã -, demonstram que passaram por um golpe forte: redução de margens; redução de contratos; metas de vendas mais distantes; cortes.

Hora de encerrar o ciclo de “maldades econômico-financeiras” e estruturar um novo ciclo de crescimento que pode começar ainda em 2016. Na área de vendas, o mais importante é estruturar uma dinâmica de gerenciamento comercial que acelere o processo comercial e melhore a assertividade.

 

9 táticas para espantar a crise e colocar o pipeline no rumo certo

 

1) Não desista de contatos, oportunidades…

  • Quais contas trabalhadas em 2015 e 16 que não renderam bem? Podem estar no momento de retomada! Há o que render pensando neste Q4 ou no próximo Q1?
  • E aquelas propostas que acabamos sem saber se perdemos, se a oportunidade acabou ou foi adiada. Dá para voltar para o pipeline 2016?
  • E aquelas contas que não foram priorizadas? Podem ser vistas de outra forma agora?

 

2) Revise  suas estratégias de venda

  • Seus Account Planning’s: dê uma olhada nas métricas das contas. Nos objetivos de cross selling e up selling. Recoloque esses objetivos (não atingidos) na prioridade.
  • Utilize as contas de base para levantar o pipeline de vendas
  • Reavalie o estágio de maturidade de todas as oportunidades em Key Accounts

3) Acompanhe os vendedores mais de perto

  • Quais as prioridades para prospecção, retenção, cross selling, up selling?
  • Quais são os impedimentos, os desafios. Se não está vendendo, por quê?
  • Quais as ações? De quem são essas ações – em contas, em produtos, em marketing…

 

4) Troque o foco no cliente pelo foco do cliente

  • O problema está bem entendido? A oportunidade? A solução está bem desenhada? Qual o valor que está agregando para o cliente? É preciso mudar de foco? É preciso mudar a oferta? A abordagem?

 

5) Repense seu modelo de gerenciamento comercial

  • Agilidade é fundamental: é preciso ter velocidade para tomar as decisões. É preciso agir e principalmente reagir com muita velocidade
  • É tempo de inovação: utilize a iteração. Junte marketing, vendas, produto, operação para co-criar

 

6) Posicione-se com maior agressividade

  • Escolha uma oferta de combate. Transforme-a numa oferta irrecusável. Não se trata de preço.
  • Reveja o CVB da oferta: Características (quais as matadoras), Vantagens (quais suas exclusividades, face da concorrência), Benefícios (o que seu cliente ganha). Embalado para presente.

7) Foque

  • Não é hora de atirar para todos os lados. Entenda qual o segmento pode estar mais comprador.
  • Quais nichos estão mais maduros para sua oferta.
  • Quais são as empresas? Mercado precisa ter CNPJ!

 

8) Reforce o seu marketing

  • Não faça a roleta russa com pistola automática de cortar investimentos de marketing e se esconder do mercado. É hora de investir e investir bem para atrair mais prospects, mostrar ao mercado sua força.
  • Escolha ações que possam acelerar suas vendas e aumentar seu pipeline; participe de eventos de mercado; reforce o marketing digital (adwords, inbound marketing).

 

9) Não esqueça de sempre bater o bumbo

  • Faça tudo aquilo que está no item 5 e adicione disciplina, resiliência e a chatice de um bom gestor.
  • Mais uma vez: “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.”  Um Pipeline baixo é desanimador; um forecast baixo é aterrorizador.  Só tem um jeito: bater o pipeline de vendas toda semana. Revisitar oportunidades, contatos, propostas, impedimentos, ações.

 

 

Como diria o combalido Luiz Inácio Lula da Silva (em seus tempos verborrágicos), essa crise pode ser uma marolinha. É só estabelecer o caminho para sair dela e remar.