Inbound: é de comer?

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Inbound Marketing. Você já ouviu este termo? Pois saiba que deveria! O inbound, também conhecido no Brasil como Marketing de Conteúdo, é uma nova forma de se relacionar com o público, estruturar a comunicação das empresas e, claro, fechar mais vendas. Se você ainda não está por dentro, não se preocupe. Hoje, explicamos tudo para você.

Um novo paradigma para um novo tempo

Para entender melhor o inbound marketing, é útil analisarmos brevemente como a abordagem tradicional (chamada outbound marketing) funciona. Assim, de forma simplificada, na estratégia tradicional, as empresas buscam atingir o seu público indo até ele. Isto é feito através de anúncios impressos, intervalos comerciais, e tantas outras formas de mídia que estamos acostumados. Em vendas B2B, trabalha-se com listas; processos de lead generation; email markteting e etc.

Em tempos de internet, redes sociais e acesso ilimitado à informação, entretanto, esta abordagem não é suficiente. Justamente por ter tantas opções na ponta dos dedos, o consumidor, o alto executivo que queremos atingir se torna muito mais seletivo com o que consome. Se um site possui muitos banners ou popups, ele simplesmente muda para outro. Se for necessário enfrentar um longo comercial para assistir um vídeo, ele buscará aquele conteúdo em outro lugar.

Entendendo isto, fica muito mais fácil compreender a lógica e as motivações do Inbound Marketing. Nesta estratégia, em vez de ir até o seu público, a empresa oferece conteúdo de qualidade ao seu potencial público, criando um relacionamento com ele e estabelecendo um canal para que, no momento de compra, ele se lembre primeiro da sua marca, e não da concorrência. Ou seja, trabalha a atração do público-alvo. Vamos entender melhor como isto acontece.

Conteúdo: uma ferramenta versátil

Existem milhares de maneiras diferentes de usar conteúdo nas estratégias de marketing de uma empresa. Uma das mais comuns é a manutenção de um blog, como este que você está lendo agora. É uma maneira eficiente de levar ao público informações relevantes e centralizar a comunicação com ele em um local sob o seu controle.

Você deve estar se perguntando, entretanto, como possuir um blog, mesmo que bastante movimentado e com muitos acessos, pode ajudar o time de vendas a fechar mais negócios. A chave para isto é a geração de leads.

Landing pages e materiais ricos: o kit essencial

Enquanto uma pessoa está lendo o seu blog, ela é apenas um visitante, um número do analytics. O segredo para mudar este cenário é conseguir mais informações sobre quem são estas pessoas. Ao alimentar seu sistema com o endereço de email delas, seus cargos, empresas e interesses, passa a ser possível encarar estes visitantes como oportunidades de negócio. Um lead a ser trabalhado.

Para obter estas informações usamos mais conteúdo! Um material rico como um ebook, webinar, aula em vídeo ou palestra (lembre-se: o assunto precisa ser relevante para o seu público!) pode ser produzido com esta finalidade. Este material é então disponibilizado através de uma landing page. Nela, o usuário deixará o seu nome e email, por exemplo, para acessar o material. A partir deste momento, aquele visitante passa a ser um lead.

Para cada demanda, uma solução

A maneira como cada lead vai ser tratado pelo time de marketing depende muito do mercado e das características do seu produto ou serviço, além do fit do lead com o seu negócio. Para uma determinada empresa, um lead pode apenas receber emails periódicos, enquanto em outra, começará um trabalho de venda consultiva diretamente com um vendedor.

Seja qual for o seu processo de vendas, é essencial incorporar práticas do Inbound Marketing a ele. Seja na geração de leads, fluxos de nutrição ou mesmo nas estratégias de retenção de clientes, a eficiência do marketing tradicional têm diminuído. Contar com estratégias mais modernas, desenhadas especificamente para os tempos atuais pode ser o diferencial de mercado que você precisava para deixar a concorrência para trás!

Vai começar um programa de inbound na sua empresa? Precisa de ajuda para estruturar seus processos de venda a ele? Entre em contato com a Positioning!

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