LEAN SELLING OU VENDA AGILE? São a mesma coisa?

lean-selling-venda-agile-001

É possível que algumas pessoas julguem que LEAN e AGILE sejam a mesma coisa. Também haverá posições colocando-os como abordagens bem distintas. Embora, sejam coisas diferentes, LEAN e AGILE são pensamentos profundamente interligados. Ambos buscam eficiência; eliminação de desperdícios; melhoria da qualidade etc.

lean-selling-lean-startup-lean-thinking01

Conceitos como demanda puxada (pull systems), just-in-time, qualidade total, teoria das restrições e melhoria contínua, desenvolvidos na indústria japonesa do pós-guerra e difundidos como o “Modelo Toyota, inspiraram a indústria de software a conceber e adotar um Lean Software Development. AGILE também busca resultados bem parecidos. O que há de diferente?

A primeira observação é que , em vendas, você pode ser AGILE sem ser LEAN. Mas, não dá para ser LEAN sem ser AGILE. De forma mais prática:

  • LEAN: busca qualidade, rapidez e alinhamento do que se produz com a necessidade do mercado consumidor, eliminando desperdícios. LEAN SELLING trata do método de venda, da estratégia de venda de uma maneira abrangente, holística.
  • AGILE: é uma reação às metodologias tradicionais, pesadas, lentas, burocráticas de gerenciamento. No final, busca também qualidade, eliminar desperdício e imprimir velocidade. Gestão de Venda Agile é o modelo de gestão do processo de vendas.

Em outras palavras, AGILE foca-se no método de gerenciamento (reuniões, papéis, artefatos)s, enquanto LEAN é um conjunto de práticas a serem observadas em todo o sistema. LEAN SELLING é metodologia de venda. AGILE é um modelo de gestão do processo de vendas.

 

Conheça:

Gestão de Vendas Agile

Lean Account Planning

Programa de Crescimento dos Negócios

cta_fale_positioning_780x240_v2