Tudo bem. Você já sabe qual é o melhor perfil de cliente, com certeza. Cada um de nós tem um critério diferente para avaliar a qualidade de nossos clientes e, verdade seja dita, quem sou eu para querer lhe ensinar qual é a sua verdade.
No entanto, todos nós gostaríamos de ter coisas muito parecidas pois, afinal,todos os que estão envolvidos com vendas compartilham essa necessidade básica: vender!
O meu melhor cliente é aquele que:
– que precisa de mim e aceita minha ajuda;
– que me ouve quando tento de lhe contar algo importante;
– que tem regras claras para contratar e procura tratar com isonomia todosos fornecedores;
– que respeita o que contrata comigo;
– que me paga conforme o combinado!
Pois é, nada demais, não é? Todos os seus clientes são assim? Parabéns!
Eu, pessoalmente, já tive muitos clientes que não eram exatamente assim. Uns mostravam a minha proposta ao concorrente, outros faziam leilão sem me contar, alguns ainda pegavam as minhas ideias e passava aos outros… sem contar as ‘renegociações’ de contrato, os atrasos sem justificativa e até, acreditem, algumas concordatas e falências.
Bom seria se este cliente pudesse ser o meu melhor cliente sem depender, em hipótese alguma, das pessoas que lá trabalham e dos seus humores. Mas isso não existe. Não existe na iniciativa privada mas, o governo é exatamente assim e por força de lei!
O governo aceita sua ajuda e chama isso de consulta pública. Ele te ouve e aindapor cima deixa registrado. As regras são as mesmas para todos e é incentivada a competição. Os contratos são respeitados e, é claro, se você ver o governo pedir falência é porque o resto todo já foi para o vinagre.
A pergunta, na verdade, é: você vende para o Governo? Governo do Estado,do Município, Governo Federal, Executivo, Judiciário, Legislativo, Autarquias, Empresas Públicas, qualquer um? Não? Então, com um grau maior de segurança, posso dizer que você ainda não encontrou o seu melhor cliente.