O novo perfil do gestor de vendas

perfil-diretor-vendas

Obviamente, o diretor ou gerente de vendas é o principal responsável pelos resultados comerciais da empresa. Cabe a ele planejar e conduzir a execução das estratégias e ações de vendas. Numa dinâmica de VENDA AGILE, o gestor de vendas torna-se um product owner. Ele visita todo o backlog de gestão de clientes, gestão de oportunidades e gestão de fechamentos e faz a priorização para o sprint de vendas, que a equipe se comprometerá a executar naquele “time-box”.

O novo gestor de vendas, o Product Owner, o Sales Product Owner precisa ser alguém altamente organizado, exigente e antenado. Precisa conhecer profundamente a estratégia da empresa. Além da condição, do momento, da característica de cada conta estratégica. Ah isso é impossível? Provável. Assim, é preciso conseguir tirar o máximo de sua equipe para construir esses cenários rapidamente e tomar a decisão de priorizar, despriorizar, apostar, não apostar.

Mais do que o tradicional diretor comercial, esse sales product owner precisa maximizar o resultado de seu time e isso só pode ser feito conduzindo o time a conhecer mais cada cliente; qualificar melhor cada oportunidade e entender e analisar cada momento.


Venda agile infografia 1

 

O que precisa o novo gestor de vendas?

 

Ser disciplinado e estruturado:  o sprint de venda só vai chegar aos resultados desejados, se o gestor for discpinado e ter um pensamento e uma condução bem estruturada

Ter habilidade e flexibilidade: também é preciso saber ouvir; mudar de opinião sem medo com novos elementos que a equipe trouxer

 Ser colaborativo: surgirão naturalmente impedimentos para realizar o backlog, seus goals. Ë preciso mente aberta e senso de equipe para parar de questionar e começar a ajudar no destravamento (se for possível!!!)

 Ter foco em resultados, sem se prender exclusivamente a números: no final o que interessa é a venda e atingir ou superar as metas estabelecidas. Mas é preciso olhar com os olhos do cliente e do seu vendedor para ter um pensamento realista. Não adianta querer dá noite para o dia, tirar um contrato de um cliente que leva meses para decidir, por meio de RFP, decidindo no preço. (por exemplo)

Não aliviar. Ser exigente: ser gerente é ser exigente: não ser autóritário não quer dizer ficar aliviando. Ser compreensivo e colaborativo não quer dizer esquecer de prazos e metas

Ser líder: liderar pelo exemplo e trazer os melhores colaboradores, os melhores vendedores.

 

Conheça:

Gestão de Vendas Agile

Lean Account Planning

Programa de Crescimento dos Negócios

 

cta_fale_positioning_780x240_v2