Os vendedores são predadores? Perfil de vendedor

Os vendedores são predadores?

Colaborador convidado*

Ambos caçam, de certa forma. A caçada tem um componente de incerteza que é minimizado pela adequação do caçador, preparação e planejamento. A venda, idem. Entenda o perfil de vendedor.

O predador tem características peculiares: instrumentos (garras, dentes, agilidade, velocidade, etc) e personalidade ou índole (agressividade, competitividade, ferocidade, etc) que facilitam sua sobrevivência. Bom, os vendedores também! Pelo menos, os que dão resultado…

Mas a análise começa a ficar produtiva quando observamos, na natureza, que os predadores são, sem exceção, criaturas especializadas. Não existe predador genérico, que cace de tudo e coma qualquer coisa (esses não são predadores, são lixeiros, como os abutres e hienas). Todo predador é especialmente adaptado para um tipo de presa e situação.

Como as águias, alguns voam e enxergam muito bem. Mergulham e pegam um peixe dentro do lago antes mesmo que o pobre perceba alguma coisa, descendo dos céus a mais de 100 km/h. Mas alguém já viu uma águia carregando um cavalo pro ninho?

Outros, são fortes, velozes, ágeis e ferozes, como as leoas. Elas caçam uma grande variedade de animais, desde filhotes de javali até elefantes adultos. Caçam sós, caçam em bando, mas ninguém nunca verá uma leoa adulta e experiente encarando uma presa sem antes avaliar muito bem as chances de sair vitoriosa! Por isso, vemos frequentemente um búfalo passar a poucos metros de um leão sem ser incomodado e leões bebendo água na mesma lagoa que vários outros animais que, em outras circunstâncias, iriam parar na sua barriga.

Isso ocorre em função de uma lei da natureza pouco lembrada mas inevitável: TODO PREDADOR PRECISA RECEBER MAIS ENERGIA DE SUA PRESA DO QUE GASTOU CAÇANDO.

Os vendedores não são diferentes!

Tão importante quanto a preparação (treinamento, capacitação, formação) e o planejamento (foco, portfólio, pipeline, forecast, account planning) é a adequação do vendedor. Um vendedor bem capacitado, com um planejamento bem feito, não apresentará resultados tão bons se não tiver o perfil adequado para aquele tipo de venda.

Da mesma forma que um golfinho não caça carneiros, não costuma ser compensador estipular metas e objetivos para a sua equipe de vendas se não estiverem alinhados com seu perfil. São quatro os itens a serem considerados para definir tal alinhamento:

  • PORTE: o predador caça animais que estão dentro de sua capacidade de ataque, ou seja, nem tão grandes (de modo a não serem mais fortes que ele) nem tão pequenos (de modo a fornecerem a quantidade necessária de ‘energia’). Da mesma forma, o vendedor deve atender contas que estejam de acordo com a sua capacidade de dar resultado.
  • MEIO AMBIENTE: um predador aquático não caçará na terra e vice-versa. Os vendedores tendem a se especializar em segmentos e áreas e, apesar de poderem diversificar sua atuação, dão mais resultados quando atuam em territórios nos quais se especializaram.
  • SENTIDOS ALERTA: a maior qualidade de um predador não são suas ‘armas’ (garras, dentes, etc.) mas sim seus sentidos (visão, olfato, audição, etc.). O que faz uma leoa decidir qual presa atacar é a observação cuidadosa, não o impulso de momento. O vendedor de alta performance está sempre atento ao que acontece com suas ‘presas’, estando sempre bem informado.
  • EXPERIÊNCIA: acima de tudo, os grandes predadores modernos são bem sucedidos por que aprendem com seus erros. Filhotes de ursos são picados muitas vezes pelas abelhas até aprenderem a pegar o mel. Um vendedor que sofreu uma grande derrota costuma ser um vendedor mais sábio, que pode aplicar a estratégia de seu adversário de ontem contra o concorrente de amanhã.

No mais, fique atento: se mesmo após todas as considerações acima o vendedor não der resultados… ele provavelmente é um herbívoro! Dê a ele a chance de ser feliz e lhe arrume um pasto verde e tranquilo, bem longe da área de vendas.

* Atua há 24 anos na área de TI, tendo começado com a fundação de uma software house para a área biomédica. Sendo responsável, até recentemente, pela área de Projetos Especiais da CTIS Tecnologia S.A.,  foi responsável na companhia pelo desenvolvimento de duas áreas de negócio (outsourcing de impressão e de pontos informatizados) e pelo fechamento de contratos de porte e valor significativos.


Envie este artigo por e-mail.

Voltar para a home

Posts Relacionados







6 respostas para “Os vendedores são predadores? Perfil de vendedor”

  1. Adhemar disse:

    Concordo com o artigo, normalmente o Gerente esquece que em sua equipe tem todas os tipos de caçador, o predador peça fundamental é quem vai dar a visão real do mercado se esta aquecido ou não porque tem que se alimentar com pedidos, o caçador inteligente (Leão ) observa antes do ataque, e o famoso phoca so ataca no mar ou em um canal especifico, e realmente o herbivoro é uma espécie que esta acabando no mercado onde cada vez mais esta agil e versátil.

  2. Danilo Fernandes disse:

    É isso, Adhemar. Gostei muito das suas comparações, em especial do phoca!

    No mais, já observei várias circunstâncias em que a gestão de vendas posicionava a equipe seguindo todo o tipo de critério, exceto a adequação do perfil do vendedor!

  3. Danilo Fernandes disse:

    Só para complementar, as próximas discussões sobre o tema predadores e vendedores deverão ser sobre o famoso e controverso ‘farmer’! Ele é um predador também?

  4. Claudiney disse:

    Danilo, tudo bem?
    Parabéns pelos comentários e conclusões. Na área comercial estamos cheios de pessoas que necessitam de um pasto verde e tranquilo para encher a barriga e ruminar. Porém o tiranossauro rex está a busca de carne e quando encontra, acaba com ela.
    Abraços,
    Claudiney Tieppo

  5. Danilo Fernandes disse:

    Claudiney!

    Que bom que você passou por aqui! Obrigado pelos comentários. E concordo com você, tenho visto vários herbívoros na área de vendas, sobrevivendo à sombra de algum predador, até que…

    Veja os outros dois artigos, sobre farmers, me diga o que achou!

  6. I’m curious to find out what blog system you have been working with? I’m having some minor security issues with my latest website and I’d like to find something more secure. Do you have any solutions?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *