Por que contratar uma consultoria de vendas especializada em gestão comercial B2B?

http://www.positioning.com.br/wp-content/uploads/2017/09/consultoria-de-vendas-processo-comercial-b2b-9871548.jpg

 

A área comercial de uma companhia precisa ser muito bem estruturada para permitir que o negócio cresça. No discurso é fácil. Mas quando chega a hora de colocar a mão na massa é comum que o gestor se veja em meio a uma série de desafios da gestão comercial, em especial do processo de vendas, que na maioria das vezes, não estavam previstos. É aquela hora que o gestor de vendas começa a questionar perfil de vendedores, política de preços, competitividade da oferta, CRM, Processos. E, não raro, se sente desamparado pela equipe, pela operação, pelo board. É o momento de conversar com uma consultoria de vendas.

 


A falta de resultados e de feedback por parte dos vendedores sobre o andamento das negociações são alguns dos exemplos. Porém, antes de “culpar” apenas os vendedores, vale fazer uma reflexão e analisar se o seu processo de vendas está fundamentado e que tipo de metodologia de vendas está aplicando na sua área para aumentar a efetividade das estratégias.

Quando situações como essas começam a se repetir e levam a outras, como falta de informações para tomar uma decisão, dificuldade de integração entre as equipes, ciclo de vendas mais longo do que o esperado, baixa taxa de conversão e etc, é o momento de avaliar a contratação de uma consultoria que use uma metodologia de vendas ágil.

Entenda porque vale a pena.

A consultoria de vendas vai ajudar a ter um processo de vendas bem definido

Não adianta prospectar 500 empresas se você não tem um processo bem definido para dar continuidade na prospecção. É preciso ter um alicerce comercial baseado em metodologia e também conhecer os estágios de maturidade do seu negócio.

Acompanhe a gestão de vendas em tempo real

Uma consultoria de vendas que trabalhe com o conceito de implementação da metodologia ágil vai permitir aos gestores e demais áreas o acompanhamento visual da evolução do trabalho por meio do método Kaban, criado pela montadora Toyota, que permite num quadro geral verificar qual o andamento de cada venda e, se caso estejam de alguma forma paradas, o porquê disso estar ocorrendo e como resolver esta lacuna. Ele pode ser facilmente adaptado e implementado em grandes ou pequenas corporações, com um valor acessível também para PMEs.

Uma boa metodologia permite redefinir e clarificar prioridades

Uma consultoria especializada na metodologia de vendas ágil vai ajudá-lo a visualizar as contas em prospecção e retenção, o que está sendo planejado e em andamento, o que foi concluído e o que está impedindo determinado progresso. Dessa forma, você passa a ter informações para tomar uma decisão mais assertividade, redefinir prioridades e ter resultados mais satisfatórios.

Aumente a produtividade da equipe e melhore os resultados

Se você procura pela simplicidade e mais resultados, a consultoria focada na gestão ágil trará exatamente isso: uma venda mais interativa e totalmente adaptável à estratégia da companhia. O conceito ágil de vendas abre grandes oportunidades para as equipes. Além de focar nas pessoas e não somente em ferramentas e processos, essa metodologia vem ganhando destaque por não ficar estagnada em planos pré-concebidos.

Ao adotar essa metodologia, você passa a ter uma gestão atenta à utilização de produtos testáveis e baseada em uma documentação robusta, que vai desempenhar ações para avaliar potenciais oportunidades e redefinir prioridades tanto do gestor de vendas quanto de seu time, o que aumenta significativamente a produtividade da força de vendas.

Ficou interessado? Conte com a Positioning para auxiliá-lo nesse processo. Converse com um de nossos consultores e aumente a conversão de vendas da sua empresa.