Processo de Vendas B2B: conheça as melhores práticas de mercado para ter sucesso

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Fazer uma venda B2B requer um processo comercial completamente diferenciado de uma venda para o consumidor final. Diferente do que ocorre no varejo, o papel do vendedor no mercado corporativo exige um posicionamento consultivo e um gerenciamento comercial baseado em estratégias e métricas bem implementadas.

Por isso, veja as principais melhores práticas que listamos para ajudá-lo a ter sucesso nas vendas B2B:

# Estruture seu funil de vendas e mantenha atualizado

O processo de prospecção na venda B2B é contínuo. Portanto, é importante manter seu funil de vendas atualizado e bem estruturado, com todos os dados do cliente e o estágio de compra em que cada um se enquadra. Isso vai lhe ajudar a ter mais controle sobre a gestão comercial como um todo.

# Realize reuniões semanais com a equipe

Não confie nos controles individuais de cada vendedor. É fundamental que toda a equipe se reúna uma vez por semana para checar o status das vendas e alinhar os processos. O ideal é que se tenha uma matriz única com todas as informações, que possa ser atualizada em tempo real e de qualquer lugar.

 


# Estabeleça processos padrões de vendas

É comum que cada vendedor queira utilizar sua metodologia de vendas. Afinal, estamos falando de um profissional que está acostumado a trabalhar de forma independente e usar suas próprias fórmulas para conseguir os resultados esperados. Mas atenção, é importante que você, como gestor comercial, padronize o processo comercial e alinhe isso com toda a equipe.

Na venda B2B, todos devem seguir a mesma metodologia e saber como avançar em cada etapa do ciclo de venda. Assim, você consegue acompanhar a evolução das propostas entre Vendas e Pré-Vendas.

# Avalie os resultados constantemente

Crie o hábito de avaliar os resultados de cada etapa de vendas. Fazer isso ajuda a aumentar a taxa de conversão de oportunidades em contratos, ter mais acuracidade na previsão de vendas e receitas e ainda reduzir o ciclo de negócios, otimizando os custos de vendas.

Adote essas práticas no processo de gestão da venda B2B e obtenha resultados de forma contínua.