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Um dos princípios do LEAN SELLING é a função venda permear toda a organização. Para o time de venda, essa afirmação soa, provavelmente, como uma redução de comissão. Não é. Foi-se o tempo em que se aplicava redutores se o esforço de venda fosse parcialmente atribuído a outra pessoa. Não há nada demais em estimular e premiar o esforço pelo resultado de outras áreas e pessoas. Mas isso não deve soar como uma penalização para o vendedor sob pena de coibir a colaboração. Bom, mas como assim, todos são vendedores?

Ainda existe a tentação de achar que o marketing marqueteia; a venda vende; a operação opera; o admin administra. E cada um no seu quadrado. Já usei, e volto a citar, o ex-CEO da Disney, Michael Eisner que resumia marca como tudo que sua empresa, pessoa, parceiros e stakeholders poderiam produzir sobre sua marca (de bom e de ruim). Dizia, mais ou menos, que marca é “a mistura do bom é do feio. A soma dos equities do seu melhor produto às atitudes do seu pior funcionário que você jamais deveria ter contratado”.

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Na venda B2B, não pode ser diferente. Ou como pensava Peter Drucker (não Ipsis Litteris), a função única da empresa é vender!!!! E assim: a recepcionista está vendendo (ou deixando escapar uma venda); a sua logomarca antiquada, ultrapassada está vendendo (ou atrapalhando a venda). E se não tomar cuidado, você poderá montar um imenso departamento de ‘SALES PREVENTING FORCE”( a equipe que emperra suas vendas).

 

Como aumentar vendas colocando  todo mundo a favor 

    1. Um processo otimizado de vendas, LEAN SELLING, impõe uma atitude de venda de toda a organização e em especial dos altos executivos, dos conselheiros. Eles precisam participar da estratégia de venda e quando possível dar um empurrãozinho no pipeline e no forecast.
    2. Marketing precisa de meta de venda, especialmente se você tem Inbound Marketing. Adwords, Evento.
    3. E por que não uma campanha “Indicação Premiada” para todos os colaboradores, para parceiros, para clientes?
    4. Transforme alguém do marketing num tipo de Sales Catalyst. Terá o papel de engajar dos contatos que vieram pelo site, pelo inbound, pelo adwords, pelo evento.
    5. Planeje produto, venda e marketing de forma colaborativa e integrada. Crie times multidisciplinares para isso.
    6. Analise e desenvolva suas contas estratégicas da mesma forma – venda, produto, marketing, pós-venda, operação precisam se integrar para definir como reter, vender mais, fidelizar os seu principais clientes.

 

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Por mais que o mundo evolua e que se transforme, a venda B2B é um relacionamento entre pessoas e sua força não pode estar dependente de poucos pontos de contato com o cliente. Ao mesmo tempo, em muitos casos, é uma venda complexa e sua análise, suas definições e a implementação de uma estratégia não pode ser papel de um grupo muito restrito. Um trabalho conjunto e colaborativo permitirá que sua empresa, de uma forma muito mais consistente:

 

  • Garanta a difusão maior e a compreensão melhor da sua proposta de valor
  • Agregue valor na venda
  • Aumente e dê maior credibilidade ao pipeline
  • Reduza o ciclo de vendas
  • Atinja e supere as metas de vendas

 

 

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