Sucesso é um acontecimento bem planejado. E se esse for o seu objetivo para 2019, saiba que agora é o momento de trabalhar no seu planejamento de vendas para o próximo ano. Seu negócio precisa de um plano anual bem estruturado para que as ações sejam bem direcionadas e gerem leads.

O bom planejamento exige muita dedicação de toda a equipe comercial (e também da área de negócios), pois será o direcionamento estratégico da empresa no próximo ano, incluindo seus produtos, mercado e atuação.

Para ajudar nessa tarefa fundamental para qualquer empresa, elaboramos esse pequeno guia, com 4 dicas, de como tirar um melhor proveito do planejamento anual de venda e bater as metas de 2019.

  1. Reveja o histórico

O primeiro passo a ser dado é fazer um balanço sobre como foi o último ano, ou os últimos. Faça uma análise sobre quais foram os seus pontos fortes, onde poderia ter focado mais, quais foram as conquistas mais relevantes e como chegou a elas, quais oportunidades perderam e por quê.

Não tenha medo de desenhar o cenário real da sua empresa nesse momento. Um raio X é importante para sugerir diagnósticos e melhorar sua performance no futuro.

  1. Estabeleça as metas

Quais são os objetivos da sua empresa em 2019? Ampliar portfólio de ofertas? Chegar em novas praças? Conquistar clientes de porte diferente dos atuais? Aumentar a receita por cliente?

Sejam quais forem as suas metas, você precisa ter um roteiro de como pretende atingir cada uma delas. Tenha cuidado para não definir alvos irreais, prefira os viáveis e estratégicos para não desanimar no meio do caminho.

A empresa pode ter uma meta geral e cada vendedor ou equipe as suas próprias, com detalhamento de como chegarão a elas. Importante salientar que esses objetivos devem ser bem planejados, mas podem ser revisados durante o próximo ano, de acordo com a dinâmica do seu negócio.

  1. Trabalhe por etapas

 Todos querem crescer e faturar mais, seja gestores, diretores, vendedores ou até mesmo os acionistas. Mas, para que tudo saia como o planejado, precisa ser um passo por vez.

Com a definição das metas e planejamento alinhado com todas as áreas – vendas, marketing e RH – divida as ações por etapas, com direcionamento a cada profissional responsável e siga elas. Quanto mais fiel forem aos planos, menos imprevistos terão que enfrentar, diminuindo riscos de gastos desnecessários ou sub aproveitamento de mão de obra ou recursos

  1. Invista em metodologias

Se o consumidor tem um novo comportamento, por que você vendedor tem que fazer tudo como sempre fez? A inovação é uma aliada do sucesso. Incorpore metodologias para colocar seu planejamento em prática. Mais do que conceitos, metodologias como Agile, Scrum, Sprints, Kanban e OKR são ferramentas eficazes para acelerar vendas.

Pronto para desenhar seu planejamento para o próximo ano? Nós podemos te ajudar a potencializar seus recursos e investimentos para crescer em 2019. Com mais de 15 anos de experiência de mercado, como vendedores e consultores, temos as melhores soluções para o seu planejamento sair do papel e se transformar em ótimos negócios. Somos especializados em vendas B2B, métodos de gerenciamentos ágeis, posicionamento de negócios e terceirização de vendas. Vamos juntos?