Inúmeras metodologias e abordagens de venda para o mercado B2B surgiram nos últimos anos. Entre elas, SPIN SELLING ganhou notoriedade para as vendas consultivas. O que utilizar?
LEAN SELLING ou SPIN SELLING? Resposta: as duas.
Como assim!? De forma simples, SPIN SELLING é uma metodologia que objetiva melhorar o entendimento de uma necessidade do futuro cliente. A metodologia percorre todo o ciclo de vendas semeando o cada vez mais próximo e natural com um prospect para capturar necessidades, nuances, desejos, antes de simplesmente impor um produto ou solução.
O objetivo é realizar bons negócios, fazendo o operacional de vendas rodar com mais estratégia e maior agilidade. SPIN SELLING foi criada pelo guru de vendas NEIL RACKMAN e é um acrônimo para Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Solução.
A técnica funciona e não conflita com a filosofia LEAN SELLING. Muito pelo contrário:
- SPIN SELLING objetiva melhorar o entendimento de uma necessidade do futuro cliente. É o que chamamos de vender valor no nosso LEAN SELLING
- Com o foco na descoberta em cada uma das etapas, SPIN SELLING lhe auxilia a manter o foco em oportunidades mais qualificadas. Significa, como falamos no LEAN SELLING, focar no que interessa.
- E ainda, SPIN SELLING objetiva dar maior cadência e agilidade na venda. Duas palavras do nosso LEAN SELLING: VENDA AGILE.
Enfim, SPIN SELLING será muito útil para manter sua venda com uma FILOSOFIA LEAN, ENXUTA, DE MAIS VALOR, MRNOR CICLO e MENOR CUSTO porque orienta e conduz o vendedor a:
1) descobrir mais sobre um potencial cliente, nas etapas iniciais, e sem aporrinhar o prospect com perguntas desnecessárias e assédio demasiado
2) explorar mais e de forma estruturada as dores, dificuldades, desejos e insatisfações do cliente
3) criar uma visão analítica e completa dessas dores, desejos etc.
4) desenhar colaborativamente uma solução, ao invés de ficar empurrando uma.
SPIN ou LEAN? Os dois.