Levanta a mão qual é o gestor que não está revendo números, estratégias e pressionando a equipe para bater as metas neste final de ano? Todo ano é a mesma correria e desafio para alcançar os números planejados pela área comercial e de negócios, mas esse, em específico, tivemos alguns acontecimentos que tornaram o atingimento das metas ainda mais desafiador: greve dos caminhoneiros (que fez muitas empresas pararem e terem seus negócios impactados), Copa do Mundo e Eleições – em que diante de qualquer cenário definido vai gerar incertezas para o empresariado.
Porém, o ponto é que a bola ainda está em campo e, por isso, é hora de fazer os ajustes nas suas vendas B2B para emplacar o golaço no fim do ano.E é possível fazer isso. Veja algumas dicas do que ainda dá para fazer nesses últimos meses do ano.
Processo comercial B2B precisa de agilidade
Como você está conduzindo o processo comercial da sua empresa? Você usa algum tipo de metodologia? Para alcançar as metas das vendas B2B é fundamental investir em vendas ágeis. Esqueça as estratégias tradicionais, pesadas e burocráticas.
Não há tempo para perder e encurtar o ciclo de venda é prioridade para fechar mais negócios. O modelo de gestão de vendas Agile é um processo que permite eliminar desperdício e imprimir velocidade em seu negócio, pois toda a atividade de venda é focada em três pontos: gestão de clientes, gestão de oportunidades e previsão de vendas. Para atingir os objetivos são organizados os sprints para facilitar cada fase da venda.
Para isso, você precisa fazer algumas perguntas como: qual o produto do Sprint atual de Gestão de Clientes? Qual o produto do Sprint de Gestão de Oportunidades? E da Previsão de Vendas? Assim, será possível estabelecer o Backlog; fazer o Sprint Planning e estabelecer uma revisão semanal, corrigindo rotas para fechar o ano no positivo.
A questão central é a necessidade de encurtar ciclo e reduzir o custo de venda, descartando oportunidades fracas e focando naquelas que têm maior potencial de negócio. Com isso, é possível melhorar a previsibilidade e os resultados.
Revisite o que deu errado: metas de vendas resultam de ações parciais
Todo o resultado de vendas é o reflexo de ações parciais, não raro prejudicado por ansiedade em vender ou mau planejamento na hora de realizar a gestão de cliente e de gestão de oportunidades, em cada um de seus estágios.
Mas certamente, você tem aquelas propostas que não foram fechadas ao longo do ano, mas que te trouxeram bons aprendizados, certo? Por que, então, você não revisita os contatos e reveja as oportunidades. Algumas possibilidades são apenas adiadas. Reveja seu pipeline e não desperdice a chance de fechar novos negócios, ainda este ano.
O modelo de gestão de vendas Agile, aliado a outras práticas como Lean Account Planning, programas de crescimento enxutos, podem ajudar os gestores e vendedores a pensarem e agirem de formas diferentes.
E quando fazemos a união das melhores práticas de vendas B2B, buscando simplicidade e eficácia na gestão comercial, passamos a ter uma operação de vendas baseada no conceito Lean Sales Management.
Reduza os Custos de Vendas; reavalie Inside Sales
Como ainda a meta não foi batida, é hora de reduzir custos de venda sem perder a qualidade do trabalho e muito menos impactar nos resultados finais. Entre as ações que precisa tomar, otimizar o processo comercial deve ser a primeira iniciativa. Analise a lista de leads desqualificados e não perca mais recursos de profissionais que não vão agregar nada na sua estratégia de vendas.
Faça Inside Sales e qualifique melhor as reuniões que serão presenciais. Reuniões presenciais podem significar custos altíssimos: transporte, hospedagem, alimentação e tempo do vendedor, tempo do pré-vendas.
Inove na Venda B2B
Se o mercado está diferente, não adianta querer continuar fazendo o mesmo que sempre fez. Muitas vezes é preciso mudar produto, serviço ou processo e isso uma consultoria pode te ajudar a identificar e se manter no mercado. Inove, invista em metodologias e ferramentas eficazes de vendas para começar o próximo ano no azul e motivado. Pensar o ciclo de vendas em etapas que podem ser metrificadas é o caminho para conseguir bater as metas até dezembro.
Que fique claro, o mercado não é só dos grandes, é de quem é rápido. Por isso, esteja pronto para agir e para oferecer o que seu cliente precisa, antecipe-se. O tempo é curto, mas um bom planejamento te ajudará a superar os desafios e terminar o ano positivamente. Ainda dá tempo de ter um novo ano feliz e próspero.