Conquistar novos clientes e manter os antigos é fundamental para a saúde financeira de qualquer companhia. Mas, como garantir o engajamento do time de vendas? Na era digital, o consumidor tem amplo acesso às informações, faz pesquisas sobre a variedade de produtos e serviços, é mais crítico e está completamente a par dos próprios direitos. Quando o assunto é vendas B2B, o cenário complica: as decisões de compra são ainda mais burocráticas e relacionamento, venda consultiva e estratégia comercial baseados em soluções de tecnologia valem mais do que preço baixo.

Portanto, atenção: a produtividade vem do RH

Vendedor eficiente não é aquele que vende produtos e serviços, mas o que sabe mostrar o valor do item comercializado, identifica o desafio do cliente, encontra a melhor solução para o dilema e compartilha insights para o negócio.

Mas, como manter essas habilidades e ainda gerar produtividade da força de vendas durante todos os períodos do ano, independentemente do cenário econômico do País?

A solução está nas mãos do RH que, com base em sua gestão estratégica de pessoas, é capaz de aumentar a produtividade dos colaboradores de uma organização, inclusive da força de vendas.

Há casos, por exemplo, de companhias que apoiam as ações do departamento de vendas em salários fixos baixos, remuneração variável complexa, metas difíceis de serem alcançadas e grandes premiações aos poucos que conseguem se destacar.

Ao trazer o RH para a gestão de vendas, será possível entender com mais facilidade que é possível melhorar os saldos da organização com ações simples. Entre elas, estão: capacitação; feedbacks constantes para criar proximidade entre liderança e vendedores; e remuneração e metas adequadas para não gerar comodidade ou desmotivação, além de premiações com disputas saudáveis.

Metodologia e técnicas de vendas ágeis fazem toda diferença

É um erro traçar sua estratégia comercial simplesmente com base no ano anterior, sem considerar tendências do mercado, conhecer os hábitos do consumidor e mapear a concorrência.

Por isso, para que a sua área de RH esteja apta a treinar a equipe da melhor maneira possível é imprescindível contar com o uso de metodologias de vendas específicas, como Agile, Scrum, Sprints, Kanban e OKR. Tratam-se de ferramentas eficazes para acelerar vendas e que devem ser de conhecimento de todos.

Busque ajuda de uma consultoria de vendas especializada para entender como o RH pode ajudar na gestão de vendas e de pessoas da área. Ao conquistar a confiança dos vendedores com base em ações transparentes e estruturadas, a companhia ganha em: redução do ciclo de vendas; maior foco em clientes que podem gerar negócio; mais flexibilidade e agilidade diante da necessidade de mudança de percurso; mais produtividade; agilidade na tomada de decisões; e melhor comunicação entre as equipes; entre muitos outros. Fale conosco.