Final de ano chegando e você tem a sensação de que seus resultados de vendas poderiam ser melhores do que foram? Se não é possível mudar o que já passou, é possível organizar melhor suas estratégias e mudar o que vem pela frente. Para te ajudar, listamos 4 estratégias para adotar já e começar a aumentar vendas em 2019.

1.Posicione o seu negócio para melhorar vendas

Comece avaliando suas competências e comportamentos. Um Assessment, baseado em Win-Loss, ou seja, uma análise de oportunidades de vendas conquistadas e perdidas para entender melhor a decisão de compras de seus clientes. Esse é o primeiro passo para gerar insights e manter ou mudar o posicionamento do seu negócio.

Essa avaliação inicial de estrutura, processos e iniciativas vai direcionar sua proposta de valor, além de definir os melhores programas e iniciativas para engajar os times de Marketing e Vendas, em um programa único para crescimento dos negócios.

 

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2.Tenha um plano de crescimento

Projetar o quanto pretende crescer é importante para definir um plano efetivo de vendas, pois será ele que ditará o ritmo de suas ações. É preciso ter em mente uma meta real e cruzar o seu portfólio com os clientes existentes e os prospects. Não esqueça de possíveis restrições ou desafios, como saber se tem recursos financeiros para aumentar o seu headcount, por exemplo.

O funil de vendas é outra ferramenta a ser adotada para transformar clientes potenciais em clientes reais. Com ele, você consegue acompanhar todas as etapas dede vendas e gerenciar as taxas de conversão.

Lembre-se sempre, sua empresa pode crescer tanto por novos clientes ou com os de base, para isso faça upsell/cross-sell, focados em melhorar a experiência dos clientes com seu produto ou serviço. Defina seu mercado-alvo e se aproprie de ferramentas, automação e iniciativas de marketing para atingir seus objetivos.

 

3. Faça um mapa de oportunidades

Essa é uma ferramenta simples, mas muito importante para os negócios. Liste seus produtos e potenciais compradores por meio do Cross&Up Selling, isso base para suas ações de prospecção mais assertivas. Em seguida, estude seu Pipeline para saber quais são as etapas de vendas e onde estão os clientes que deve focar. Colocar esforços em leads mais relevantes dará uma visão mais ampla para saber quais são suas reais possibilidades de atingir ou não suas metas.

 

4. Terceirize suas vendas 

Essa é uma ótima alternativa para quem quer dar um up em sua área de vendas. Esse modelo é adaptável a qualquer tipo de empresa B2B e atende desde o apoio gerencial, passando por coaching até o full outsourcing, incluindo parte do marketing.

Para ter resultados, é importante contratar uma consultoria especializada e que tenha todo o conhecimento do mercado, dessa forma ela vai transferir as técnicas e metodologias mais eficientes aos gestores, além de oferecer todo o suporte e um Assessment mensal para validar o processo comercial.

A equipe de vendas também e envolvida e participa de comitês, reuniões operacionais e de resultados. Todos recebem o suporte, ferramentas e o direcionamento para definir e alcançar as metas. Investir na terceirização de vendas, faz com que a consultoria assuma o Field Marketing, ou seja, todos os programas, projetos e ações focados em gerar leads e melhorar vendas.

 

Caso queira saber como implementar essas dicas no seu negócio, entre em contato conosco. Trabalhamos com os melhores consultores, metodologias e ferramentas para transformar oportunidades em lucro.