mercado de terceirizacao

Há tempos elucubrações a respeito da terceirização como um dos modelos de trabalho mais relevantes no futuro parecem fazer (muito) sentido, e a crise que o país atravessa acentuou a adesão à  (já não tão) nova tendência. Outsourcing ou serviços de terceirização já é um dos setores que mais emprega, razão pela qual é importantíssimo para a economia. De fato, terceirizar com bons prestadores de serviços traz grandes resultados já que, em vez de possuir uma equipe e custos fixos, é possível equilibrar demandas e fornecedores (profissionais terceirizados) por custos significativamente inferiores aos de uma folha de pagamento.

ebook modelo de vendas pos pandemias positioning 2021 ctas_Prancheta 1
A terceirização de serviços surgiu a partir da necessidade de atender novas atividades por meio da força de trabalho de terceiros e se consolidou na época da Segunda Grande Guerra.  A indústria bélica aumentou a terceirização dos trabalhos e os países aliados colaboravam uns com os outros para suprir demandas indispensáveis e desenvolvendo novos sistemas de trabalho, nos quais as indústrias mantinham seu foco no produto principal – e os demais eram repassados para terceiros. No Brasil, a terceirização teve início na metade do século XX, em empresas multinacionais que repassavam os demais serviços enquanto lidavam com seu core business.

Na área de TI, por exemplo, para empresas que terceirizam obtêm ganhos significativos como foco no objetivo da empresa graças à especialização de profissionais qualificados e capacitados para atender a qualquer tipo de contingência. Projetos customizados que levam em conta aspectos específicos da empresa e baixo investimento em infraestrutura completam o pacote de vantagens. Já em vendas há a possibilidade de atender demandas maiores e oferecer uma gama mais ampla de serviços sem custos como recrutamento e seleção, treinamento, espaço físico, por exemplo. É preciso, porém, considerar o modelo mais adequado para levar adiante um projeto de terceirização na área comercial.

Panorama da terceirização no Brasil hoje

Atualmente, a terceirização pode abranger todas as áreas em uma empresa que não tenham ligação direta com sua atividade principal.  Mas isso mudará a partir do PL 4330/04 (que, consta, é uma das prioridades do governo Temer), cujas propostas oferecem a opção de terceirizar qualquer atividade na empresa (mesmo que estejam diretamente relacionadas ao negócio), responsabilidades trabalhistas reduzidas para contratantes e equiparação de direitos do trabalhador terceirizado em relação aos contratados.

Pode-se afirmar, assim, que terceirização consiste, de fato, em uma resposta para a crise por conta das vantagens como redução de custos e tempo para se dedicar, de fato, naquilo que realmente é importante para o negócio em empresas e organizações a fim de que possam manter a competitividade nos mercados em que atuam. Não obstante, proporciona vantagens e oportunidades também aos trabalhadores – que encontram nesse sistema uma opção de trabalho diante da inquietação política e econômica que a nação tem vivido.

Enfim, a crise é uma grande oportunidade para os serviços terceirizados. É preciso, no entanto, investimento… Planejamento de vendas, metodologia de vendas, planejamento de contas etc.