Há tempos elucubrações a respeito da terceirização como um dos modelos de trabalho mais relevantes no futuro parecem fazer (muito) sentido, e a crise que o país atravessa acentuou a adesão à (já não tão) nova tendência. Outsourcing ou serviços de terceirização já é um dos setores que mais emprega, razão pela qual é importantíssimo para a economia. De fato, terceirizar com bons prestadores de serviços traz grandes resultados já que, em vez de possuir uma equipe e custos fixos, é possível equilibrar demandas e fornecedores (profissionais terceirizados) por custos significativamente inferiores aos de uma folha de pagamento.
Na área de TI, por exemplo, para empresas que terceirizam obtêm ganhos significativos como foco no objetivo da empresa graças à especialização de profissionais qualificados e capacitados para atender a qualquer tipo de contingência. Projetos customizados que levam em conta aspectos específicos da empresa e baixo investimento em infraestrutura completam o pacote de vantagens. Já em vendas há a possibilidade de atender demandas maiores e oferecer uma gama mais ampla de serviços sem custos como recrutamento e seleção, treinamento, espaço físico, por exemplo. É preciso, porém, considerar o modelo mais adequado para levar adiante um projeto de terceirização na área comercial.
Panorama da terceirização no Brasil hoje
Atualmente, a terceirização pode abranger todas as áreas em uma empresa que não tenham ligação direta com sua atividade principal. Mas isso mudará a partir do PL 4330/04 (que, consta, é uma das prioridades do governo Temer), cujas propostas oferecem a opção de terceirizar qualquer atividade na empresa (mesmo que estejam diretamente relacionadas ao negócio), responsabilidades trabalhistas reduzidas para contratantes e equiparação de direitos do trabalhador terceirizado em relação aos contratados.
Pode-se afirmar, assim, que terceirização consiste, de fato, em uma resposta para a crise por conta das vantagens como redução de custos e tempo para se dedicar, de fato, naquilo que realmente é importante para o negócio em empresas e organizações a fim de que possam manter a competitividade nos mercados em que atuam. Não obstante, proporciona vantagens e oportunidades também aos trabalhadores – que encontram nesse sistema uma opção de trabalho diante da inquietação política e econômica que a nação tem vivido.
Enfim, a crise é uma grande oportunidade para os serviços terceirizados. É preciso, no entanto, investimento… Planejamento de vendas, metodologia de vendas, planejamento de contas etc.