Final do primeiro semestre, algumas metas ficaram para trás. Algumas oportunidades desapareceram do funil de vendas e a sensação do gerente de vendas é de estar garimpando diamante numa pilha de lixo. O vendedor por sua vez tende a reclamar que o preço está alto e precisa dar mais possibilidades de desconto. Ou pior: gerente e vendedor começam a olhar a grama verdinha do vizinho e achar que o produto concorrente é melhor.
Gerenciar bem o funil de vendas é o segredo
O primeiro ponto de atenção se você está se identificando com tudo que descrevemos acima é da uma olhada no seu processo comercial, na forma como você gerencia seu time de vendedores, suas oportunidades e seus fechamentos.
Daí vem a idéia de utilizar o SPRINT na venda. Para um corredor fundista, o (ou a) sprint é aquele momento da corrida em que ele ganha maior velocidade com foco em uma conquista (galgar posições; melhorar seu tempo etc.). Na gestão de vendas agile, vale o mesmo. Apenas lembrando que a terminologia nasce do Scrum e refere-se a um ciclo regular de tempo ao longo do qual certos objetivos (um backlog) são perseguidos.
Os (ou as) sprints de vendas partem de um backlog de vendas – um conjunto de contas e oportunidades em seus diversos estágios de maturação selecionadas e priorizadas, oferecendo um norte mais claro ao vendedor:
- Quais contas abrir nos próximos 15 ou 30 dias?
- Quais contatos fazer?
- Quais atividades em cada conta?
- Quais ações em cada oportunidade?
- Quais atividades para as oportunidades que faltam fechar?
E assim girar mais rápido a roda da venda.Essa abordagem, permite ao gestor colocar de forma mais efetiva seu time trabalhando com mais foco em oportunidade em negociação com maior probabilidade de fechamento e, consequentemente, aumentará resultados e a acuracidade da venda.
Esse é um passo importante. Mas você pode estar precisando também aumentar a soportunidades, oxigenar as contas; enfim fortalecer seu funil de vendas do segundo semestre. Sugiro dar uma olhadinha também em:
PIPELINE, FORECAST: O SEGREDO DO LEAD GENERATION
5 FERRAMENTAS PARA AUMENTAR O PIPELINE