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Na Venda Agile, ao invés de pensar em Etapas de Vendas pensamos em Sprints de Venda. A gestão fica mais focada, flexível e ágil na tomada de decisão. São três tipos de Sprints: Gestão de Clientes, Gestão de Oportunidades e Previsão de Vendas.  De fato, são duas visões para direcionar o trabalho de vendas. A primeira em Clientes, a Gestão de Clientes, que tratamos no post anterior. A segunda em oportunidades, comporta de gestão de oportunidades, forecast e fechamentos.

Tratando especificamente de oportunidades, o foco central é gerir, tratar, maturar oportunidades até levar a um fechamento de negócio, obviamente. Isso vai acontecer da seguinte forma na Venda Agile:

  1. No Sprint de Clientes: tratamos das contas (de base, suspects e prospects) e entregamos à equipe de venda uma backlog de atividades de pré-qualificação e qualificação de contas; agendamentos, apresentações, até chegar a identificação de oportunidades.
  2. Contas com oportunidades identificadas “descem” aos primeiro estágio do Sprint de Oportunidades, a Gestão de Oportunidades.
  3. Na Gestão de Oportunidades, o backlog volta-se para as ações, atividades de qualificação da oportunidade, Go/No Go, design de valor, validações com cliente, desenho de solução, provas de conceito, proposta técnica, proposta comercial, apresentações etc. Além de avaliar o momento da oportunidade e seu potencial para redefinir prioridades e forecast.
  4. O foco da Gestão de Oportunidades é levar oportunidades identificadas para o ponto de oportunidades em negociação.
  5. A decorrência é a cada Sprint, avaliar e reavaliar Forecast, além de identificar e trabalhar os eventuais impedimentos que levam, no modelo tradicional, oportunidades a permanecerem por muito tempo estagnadas no funil de vendas e até desaparecerem do forecast, as vezes sem uma justificativa plausível.

VENDA AGILE: TUDO AO MESMO TEMPO AGORA

A grande diferença para o modelo tradicional é que, na VENDA AGILE, o gestor acompanha mais de perto cada etapa do negócio. Você pode estabelecer Sprints Mensais, mas as Revisões Semanais possibilitarão perceber todo o seu cenário de vendas. Ou seja, para cada gerência, ou cada vendedor, saber a quantas anda:

  1. IDENTIFICAÇÃO DE NOVAS CONTAS
  2. TRABALHO NAS CONTAS DE BASE
  3. OXIGENAÇÃO DO FUNIL DE VENDAS COM NOVAS OPORTUNIDADES
  4. EVOLUÇÃO DAS OPORTUNIDADES DO FUNIL
  5. PROPOSTAS
  6. NEGOCIAÇÕES
  7. FORECAST (E A ACURÁCIA)
  8. FECHAMENTOS
  9. IMPEDIMENTOS

E o mais importante: no modelo clássico, a sensação que pode ficar é que para ter tudo isso são horas de reuniões; muito trabalho de backoffice alimentando CRM’s, planilhas, relatórios de visitas. Na abordagem agile, isso fica mais simples, direto, rápido, especialmente com o uso de ferramental como KANBAN, OKR’s que estamos abordando em alguns artigos.

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Na Gestão de Oportunidades e Previsão de Vendas, a Venda Agile deve:

 

  • Manter o time focado nas melhores ou maiores oportunidades
  • Identificar rapidamente se o “feeling” do vendedor, dos gerente para “forequestar” tem consistência
  • Adaptar-se rapidamente quando surgirem  impedimentos que emperrariam a oportunidade no funil
  • Reduzir ciclo de negócios, identificando mais rapidamente o estágio de maturidade das oportunidades
  • Mais transparência e visibilidade  na ação das equipes comerciais.
  • Aumentar a produtividade do time de venda
  • Melhorar a colaboração entre vendas, marketing, pré-vendas e operação, especialmente, nos negócios mais importantes para a empresa
  • Reduzir em médio e longo prazo o desperdício em vendas
    • de tempo: tirando equipes de oportunidades fadadas a naufragar
    • de recursos: quanto você já investiu em POC’s, desenhos, que não foram adiante?
  • PRINCIPALMENTE: AVANÇAR MAIS RAPIDAMENTE OPORTUNIDADES PARA O ESTÁGIO DE  FECHAMENTO.

 
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