Segundo os economistas, a partir do segundo semestre deste ano, a economia deve dar sinais concretos da retomada de crescimento. Portanto, agora mais do que nunca, é a hora de rever as estratégias da sua área de vendas e identificar as possíveis falhas do seu processo comercial que possam estar comprometendo os resultados.
De nada adianta contratar uma série de novos vendedores, aprimorar a oferta, investir em marketing digital e campanhas de vendas, se você, como líder do departamento, não olhar para dentro e avaliar se seu processo comercial está realmente funcionando.
Uma empresa que trabalha com vendas B2B, por exemplo, deve ter uma governança de vendas orientada ao processo. Isso vai dar sustentação ao crescimento e eliminar o gap de alinhamento entre o gerente e a equipe.
Afinal, de nada adianta fazer uma reunião com os vendedores e cada um sair dali seguindo uma estratégia desalinhada da alta gerência e dos objetivos empresariais. O ideal é ter um controle efetivo do operacional e da gestão de vendas.
Portanto, é fundamental adotar uma metodologia que o ajude a aprimorar os processos de vendas para agilizar o ciclo dos negócios, antecipar-se aos problemas e gerar resultados rápidos.
A Gestão de Vendas Agile utiliza uma abordagem similar às metodologias ágeis de planejamento e gestão de projetos de software para transformar a gestão de vendas num trabalho iterativo. Saiba mais aqui.
Abaixo veja cinco dicas para seu processo comercial turbinar os resultados de vendas:
- Amplie a visão dos negócios: Planeje as contas e não deixe que isso seja responsabilidade da área comercial. Garanta o cross-selling e up-selling e identifique onde pode agregar valor.
- Adote uma gestão ágil de vendas: Desta forma, conseguirá atingir os objetivos da área com simplicidade, agilidade e focando sempre na análise dos resultados.
- Reveja as perdas: Lembra-se dos clientes perdidos? Revisite-os, ajuste proposta, proponha uma conversa e crie novamente um relacionamento. Isso mostra uma postura proativa à frente da concorrência.
- Invista em inbound e content marketing: Toda venda efetiva começa de uma estratégia de informar os produtos e as capacidades que sua companhia pode oferecer. Foque em estratégias assertivas e direcionadas e colha frutos.
Nunca deixe de aprender: Busque sempre entender o mercado, atualizar informações de clientes e prospects para estar presente nas possíveis interações de negócios.
E não esqueça: na hora de planejar a estruturação da sua área comercial e adotar um método de vendas mais ágil e eficiente, busque o apoio de consultoria especializada no assunto. Conte conosco!