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Tudo que as grandes lideranças buscam hoje é potencializar resultados; crescer rapidamente e reduzir custos/ melhorar margens. Bom, essa é uma busca constante, mas em tempos de crise o foco fica maior. A gestão de vendas agile propõe a otimização do processo comercial  encaixa-se na filosofia LEAN – eliminar desperdícios, criar mais valor, aumentar produtividade, reduzir custos.

Para decidir ou implementar bem a filosofia VENDA AGILE você precisa ter em mente o seguinte:

  1. LEAN e AGILE não são a mesma coisa. Você pode ser AGILE sem ser LEAN. Mas, não dá para ser LEAN sem ser AGILE. De forma mais prática:  AGILE foca-se no método de gerenciamento (reuniões, papéis, artefatos)s, enquanto LEAN é um conjunto de práticas a serem observadas em todo o sistema. LEAN SELLING é metodologia de venda. AGILE é um modelo de gestão do processo de vendas.

  2.  O novo gestor de vendas deve ser um Product Owner, alguém altamente organizado, exigente e antenado. E que foque cada etapa da metodologia de vendas em resultados tangíveis

  3.  O CRM para a Venda Agile precisa simplificar o operacional. As atividades de venda são divididas em Sprints e você deve considerar uma alternativa que propicie ou se integre a um  KANBAN de vendas.

  4.  Sua gestão de contas deve ser  real time. A pior surpresa é descobrir que ao final de um ciclo – mês, trimestre – uma ou mais contas foram esquecidas pelo seu time de vendas.  O OKR (Objetives and Key Results) é uma boa forma de melhorar o processo de gestão de carteira e torna-la uma atividade diuturna.

  5.  Venda AGILE pede Marketing AGILE. Não dá mais para encarar o marketing  meramente como uma operação de comunicação mais periférica ou no máximo institucional, ficando dissociado do processo de vendas.

  6.  Para gerar valor para o cliente, você precisa primeiro identificar o valor desse cliente. Estruture um processo de Lean Account planning para as principais contas

  7.  Na Venda Agile, ao invés de pensar em Etapas de Vendas pensamos em Sprints de Venda. A gestão ( e a equipe de vendas) precisa ficar mais focada, flexível e ágil na tomada de decisão. Pense em três tipos Sprints ocorrendo simultaneamente: Gestão de Clientes, Gestão de Oportunidades e Previsão de Vendas.

 

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Gestão de Vendas Agile é a utilização de abordagem similar às metodologias ágeis de desenvolvimento de software e gestão de projetos para transformar a gestão de vendas num trabalho iterativo e garantir que o PDCA (Plan-Do-Check-Adpapt) leve sua organização os resultados desejados e os supere.

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