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Contas estratégicas, contas escolhidas, key accounts, top accounts. São diversas denominação para uma única visão: grandes contas merecem ser tratadas com mais estratégia comercial e o dia-a-dia da venda pode empurrar as contas que são o “cash cow” ou vão garantir o reposicionamento, a venda do novo produto/ oferta para a vala comum.

Na venda b2B, especialmente na venda consultiva, o princípio de Pareto se reafirma. Em geral, encontramos a situação de 80% da receita da empresa sendo provida por 20% dos clientes ou, noutra visão, de 20% do portfólio de ofertas da empresa respondendo por 80% das vendas. Um trabalho estruturado de planejamento de contas, Account Planning, é significativamente útil para uma melhor cobertura de mercado; maior diversidade de vendas e melhores resultados.

Em tempos difíceis como este que atravessamos, seria até mais específico: há uma grande e potencial cliente ansioso para que sua empresa:

  • faça up selling, cross selling
  • torne-se um fornecedor insubstituível
  • recupere, aumente suas margens de venda
  • se posicione melhor, traduzindo em vendas e margens sua proposta de valor
  • fortalece o relacionamento, criando seus embaixadores dentro do cliente, e minimizando ou eliminando barreiras, resistências

Na outra ponta, outra grande e potencial conta está à beira de:

  • Pedir uma redução do seu baseline
  • Espremer-te como nunca na negociação de uma nova OS (ordem de serviço)
  • Cancelar seu contrato

 

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Criar um Account Plan, ou seja definir a estratégia comercial para suas Key Accounts para este ano e o próximo, por exemplo, facilita definir um plano de ação mais assertivo para melhor explorar o potencial dessas contas. Lembrando que a realização desta empreitada deve ter como foco os principais clientes, os dez, vinte  principais e também o claro objetivo de gerar mais e melhores oportunidades a partir da carteira de clientes, vendendo mais ofertas para os mesmos e introduzindo ofertas que costumam ter baixa adesão.

Outro objetivo a não perder de vista é procurar diversificar a aceitação e compra de produtos pelos clientes, reduzindo a limitação e a dependência da empresa a poucas áreas de atuação, desconcentrando, minimizando Pareto.

 

E como fazer um Planejamento de contas (Account planning)?

 

OS SETE PONTOS FUNDAMENTAIS DO ACCOUNT PLANNING são:

 

1.   Análise de riscos: entender o momento na conta, fazendo um balanço dos riscos existentes

2.   Números da conta: desempenho recente na conta e pipeline e o forecast atual

3.   Histórico de Receitas por linha de negócio

4.   Campo de jogo: definindo as área de atuação dentro da conta

5.   Mapa do poder: uma visão de quem é quem e seu estágio de relacionamento

6.   Estratégia de 2 anos: como você quer ser reconhecido, posicionar-se nessa conta.

7.   OKR’s do ano e do quarter: traduzindo essa estratégia central em ações e atividades

 

 

Enfim, é preciso planejar como proteger esse cliente; como reter; como crescer. visite também:

Account Planning: segmentação pelo valor de cada cliente

Account Planning: o Mapa da Mina chama-se POWER MAP

Win-Loss, Account Planning para aumentar o valor percebido pelo cliente