As 5 etapas essenciais em um processo de vendas

positioning-processo-de-vendas-metas-de-vendas003

Embora muitas vezes tenhamos de remeter à importância da técnica e da disciplina quando falamos sobre obter bons resultados em uma estratégia de vendas, é preciso dizer o quanto importa não perder de vista a compreensão do passo a passo dentro do processo de uma venda. Delinear quais etapas são imprescindíveis é certificar-se de que todo o processo está sendo compreendido com clareza. Isto é condição fundamental para uma operação produtiva! Para reforçar e destacar o que não deve passar despercebido, hoje vamos rever as etapas essenciais ao processo de vendas. Veja só:

Etapa 0 – Gerar leads

Nesta etapa, que tecnicamente ainda é anterior à venda em si, o foco está em atrair potenciais clientes, ou seja, criar chances de negociação com indivíduos e empresas que, reúnam as características usualmente associadas ao perfil de um cliente para o produto ou serviço em questão. Eventos de Mercado com o foco adequado (ou seja: mercado eleito + empresas desejadas + publico decisor); ações de Field Marketing (campanhas de venda, por exemplo); ações de Inbound Marketing, por exemplo,  para atrair leads que estão fora das listas, disponibilizando conteúdo de valor são formas de captar oportunidades de negócio.

ebook modelo de vendas pos pandemias positioning 2021 ctas_Prancheta 1

Etapa 1 – Prospecção

Está entre as etapas mais tradicionalmente referidas, no que diz respeito aos processos de vendas. É aqui onde se inicia a sondagem do contato conseguido. O levantamento de toda informação de caráter útil à identificação correta daquele contato é de suma importância para as etapas posteriores. É também a etapa em que se realiza uma primeira abordagem, uma primeira visita ou uma apresentação institucional. O objetivo aqui é obter mais informação sobre os seus leads, de forma a viabilizar um bom trabalho na etapa seguinte. Pode ser feito por um time de Inside Sales ou pelo próprio vendedor, com um roteiro de pré-qualificação. A meta é saber quem é quem na organização e se possível quem tem o crachá, o poder de compra e decisão.

Etapa 2 – Qualificação dos leads

Neste ponto deve acontecer uma importante compreensão da oportunidade de venda, afinal todas elas trazem consigo uma série de peculiaridades que faz com que sejam, uma a uma, exclusivas. Esse é o momento de entender estas particularidades de cada uma delas, classificar suas potencialidades  e então conseguir responder se são interessantes à empresa naquele momento. Vale lembrar que a qualificação da oportunidade determinará qual abordagem deverá ser feita pelos profissionais de vendas! A meta é organizar o maior número de informações relevantes para o negócio: Existe uma necessidade? Existe urgência? Existe budget? Nossa solução é aderente? A empresa tem cultura para essa solução? Existem barreiras a adoação? Tudo isso terá papel na definição da estratégia de venda.

Etapa 3 – Expor a solução

Propor o que vai resolver o problema que o cliente enfrenta não é tão simples quanto apresentar um produto. A intenção deve ser de desenhar expositivamente a solução, de maneira que se faça compreender os benefícios atribuídos a ela. Sem a compreensão do benefício, é impossível estabelecer um valor à proposta! Isto é crítico! Assim, estabelecer uma diferenciação entre valor e preço é fundamental. Esta é uma habilidade que todo vendedor precisa dominar. A capacidade do time em apresentar com clareza os aspectos técnicos e conectá-los à operação do cliente será importante para que haja sucesso na próxima etapa. Qualquer preço é caro. Qualquer preço é barato. O que muda é a percepção de valor.

Etapa 4 – Negociação

Chegamos a um estágio avançado do processo de condução da venda. Se pensarmos que conduzir o lead até aqui demandou os esforços de toda uma equipe de profissionais, perceberemos como é duro perder a venda neste momento. Diversos outros fatores podem impedir que a venda se conclua, mas se negociar o preço for um deles, essa é a hora de resolver o assunto. O vendedor precisa conhecer a fundo suas margens e condições, para poder compreender a possibilidade do cliente e criar uma proposta que atenda os dois lados. Como diz a sabedoria do vendedor: “venda boa é aquela na qual os dois lados sentem que saíram ganhando”.

Etapa 5 – Contrato

Acertado o valor e as condições de pagamento, é chegada a hora de assinar o contrato. Parece uma área segura, no entanto oferece alguns riscos, tanto que, surpreendentemente, muitas vendas são perdidas aqui. Embora o lead tenha sido conduzido até o final, ele pode ter ainda dúvidas sobre as reais vantagens de efetuar a compra. Ou, do ponto de vista jurídico, as regras de quem compra parecem incompatíveis com as regras de quem vende e vice-versa. Nesse momento, o lead tem de continuar sendo alimentado, o que cabe aqui é a apresentação de cases de outros clientes, ou videoconferência exclusivas para o esclarecimento de dúvidas, ou apresentação de uma página corporativa que agregue mais credibilidade à empresa, ou mesmo exemplos de uso do produto e da solução empregados num contexto. Também é importante o total apoio do time jurídico ou financeiro que precisa de agilidade para fazer o contrato, ajustar cláusulas e chegar à fatura. A parte burocrática, se mal executada, pode colocar tudo à perder ou atrasar muito o fechamento. Relaxar a atenção e ignorar as ações mais pertinentes para o lead nessa fase é assumir um risco que pode custar muito caro. Perder uma oportunidade no fundo no funil vai sempre causar maior prejuízo, pois depreende a perda de todo o trabalho conduzido etapa por etapa.

cta_fale_positioning_780x240_v2