No Post anterior, apontamos os principais problemas durante a implementação de um CRM.
Neste Post, vamos explorar como garantir o sucesso!
Envolva toda a equipe de vendas, desde o começo:
O segredo do sucesso com o CRM é envolver ativamente os usuários e compreender muito bem a estrutura organizacional da empresa.
O envolvimento do time, reduz a quantidade de alterações e ajustes na ferramenta, além de estimular o engajamento dos usuários, reduzindo a curva de aprendizado da equipe e estimulando o pleno uso da ferramenta, eliminando outros recursos como o excel.
CRM e Governança de Vendas: só a ferramenta não basta (Clique Aqui)
Estruture processos de vendas:
Apenas o software de CRM não basta. É necessária uma metodologia de Governança de Vendas bem definida, com processos estruturados e desenhados para o seu negócio, sem processos o resultado é um CRM sem informações confiáveis; informações desatualizadas e um processo de vendas solto. Neste cenário o CRM, não passa de um banco de dados caro.
O termo Governança de Vendas não é novo e refere-se à metodologia para gerenciar equipe, etapas, resultados e processo de vendas. Ou seja, manter um conjunto de processos integrados, documentação e um timeline de execução e entregáveis de cada etapa do ciclo de venda pré-estabelecidos.
O CRM precisa acompanhar o ritmo da equipe de vendas:
Diferente das aplicações para desktop que foram concebidos e optimizados para a gestão em escritórios, o CRM também deve atender os profissionais de vendas que geralmente estão em movimento.
As ferramentas em cloud, possuem uma excelente flexibilidade e baixo custo, neste assunto preferencie as ferramentas que forem responsivo, assim o vendedor ou gerente poderá acessar fora do escritório.
Treinamento nunca é demais:
Para ser produtivo com um novo CRM, todos os profissionais envolvidos precisam de treinamento intenso. Manuais de operação e funcionalidades, documentos dos Processos de Vendas e metodologia deve ser utilizada no dia a dia pela força de vendas. Faça simulações e mostre como eles devem ser documentados no CRM.
Conte sempre com o apoio de uma consultoria ou empresa especializada:
Já ouviu o termo “O barato saí caro”? Uma consultoria especializada pode ajudar muito em todas as etapas na implementação de um CRM, ajudando na parametrização do software, estruturando os processos de vendas, capacitando o time e apoiando nos primeiros meses de uso da ferramenta.
O expertise de uma consultoria pode ser valiosos, reduzindo custo na escolha e implementação, além de evitar desperdícios em tempo e esforço da equipe. Ou seja, ter ao lado um especialista, não é um curso, mas um investimento.
Sim! Vale muito a pena ter um CRM.
O resultado aparece em diversos aspectos: clientes satisfeitos, redução da taxa de churn e redução no ciclo de vendas e, certamente, sua equipe também trabalhará com maior eficiência, com dados estruturados e um histórico de interações que permitirá tomar decisões mais acertadas.
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