Dez entre dez vendedores são resistentes em documentar suas atividades durante o processo comercial. Dez entre dez gestores de vendas preferem o seu time na rua prospectando, vendendo, do que perdendo tempo com o CRM ou as planilhas.É muito comum também que esse vendedor trabalhe de maneira autônoma e receba sua remuneração por meio de comissões. Isso faz com que ele se sinta parte independente da companhia e no direito de implementar seu próprio método de trabalho.
Se isso acontece com frequência na sua empresa, está na hora de parar e analisar seu processo de gestão de vendas.
Como gestor comercial, você deve implementar uma metodologia de vendas que atenda a necessidade da sua empresa e que o ajude a ter um controle preciso do processo comercial., isso é fundamental para que você possa ter um controle das contas e das oportunidades reais do funil de vendas.
Sem esse processo estabelecido, a empresa fica na mão do vendedor e caso ele saia da corporação todo o histórico do trabalho realizado será perdido.
Processo de vendas sem burocracias
Na verdade, é preciso que ocorra uma mudança de cultura interna e um trabalho de conscientização da equipe sobre a necessidade de utilizar uma metodologia de vendas. Adotar esse processo comercial, não quer dizer que a operação vai ficar engessada ou complicada demais. Pelo contrário.
A metodologia de gestão de vendas ágil, por exemplo, abriu oportunidades nunca antes vista. A partir de um quadro (Kanban) é possível visualizar de forma simplificada e prática o andamento do funil de vendas e de todo ciclo de vendas.
Desta forma, pode-se ler quais são as necessidades e os gargalos nos negócios, mudar rotas, traças planos de ação, rever os resultados e alinhar os processos. Tudo isso de forma simplificada e garantindo resultados efetivos.
Quer saber como descomplicar e melhorar a visão de vendas de sua organização no mercado? Entre em contato conosco. Temos as soluções ideais para o seu negócio.
imagem: Designed by Freepik